Federação Gaúcha de Estomizados: Apoio e Informação

Este é o website da Federação Gaúcha de Estomizados – FEGEST. Esperamos que você possa encontrar neste espaço informações e orientação, seja através do conteúdo de nossas páginas, seja através de e-mail ou das nossas redes sociais.

Nossa principal preocupação é prestar auxílio a todas as pessoas que têm ou terão um desvio intestinal ou urinário para que tenham melhor qualidade de vida, bem como atuar em várias instâncias para que sejam reconhecidas e asseguradas as necessidades das pessoas estomizadas.

Declaração dos Direitos dos Estomizados

Esta Declaração dos Direitos dos Estomizados apresenta as necessidades especiais desse grupo específico e os cuidados que os estomizados requerem. Estes necessitam receber informações e cuidados que os capacitem a viver uma vida autônoma e independente e participar de todos os processos decisórios. É o objetivo declarado da Associação Internacional de Estomizados (International Ostomy Association/IOA) que essa Declaração de Direitos seja reconhecida em todos os países do mundo.

O estomizado deve:

1 Receber aconselhamento pré-operatório para assegurar que tenha pleno conhecimento dos benefícios da cirurgia e dos fatos essenciais sobre viver com um estoma.
2 Ter um estoma bem feito e bem localizado, com consideração integral e adequada ao conforto do paciente.
3 Receber apoio médico e profissional experiente e cuidados de enfermagem especializada em estomas nos períodos pré e pós-operatório, tanto no hospital como na sua comunidade.
4 Receber apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um estoma.
5 Receber informações completas e imparciais sobre todos os fornecimentos e produtos relevantes disponíveis em seu país.
6 Ter acesso irrestrito à variedade de produtos acessíveis para estomia.
7 Receber informações sobre sua Associação Nacional de Estomizados e os serviços e apoio que podem ser oferecidos.
8 Estar protegido de toda e qualquer forma de discriminação.
9 Estar seguro de que toda informação pessoal relacionada à sua cirurgia de estomia será tratada com discrição e confidencialidade para manter sua privacidade; e que nenhuma informação sobre sua condição clínica será divulgada por qualquer pessoa que a possua, para entidades envolvidas com a fabricação, comércio ou distribuição de materiais relacionados à estomia; nem poderá ser divulgada para qualquer pessoa que se beneficiará, direta ou indiretamente, por causa de sua relação com o mercado de produtos de ostomia, sem o consentimento expresso do estomizado.

Emitido pelo Comitê de Coordenação da IOA em junho de 1993.
Revisado em junho de 1997.
Revisado pelo Conselho Mundial em 2004 e 2007.

GESTÃO 2024-2028

Eleita na Assembleia Geral Ordinária de 19 de novembro de 2024

Conselho Diretor

Marlene Theresa Hammes (Presidente)
Fábio Müller (Vice-Presidente)

Fabiana Teresinha Hammes Klafke (1ª Secretária)
Maria do Mar Patrício de Bettencourt Faria Ribeiro Martins (2ª Secretária)

Antônio Carlos Lampert (1º Tesoureiro)
César Ricardo Lima (2ª Tesoureiro)

Conselho Fiscal

Titulares

Regina Fighera
Sulmar Menezes Duarte
Sélia Santos Pereira

Suplentes

Edith Kegler Molon
Francisco Mário Martins Oliveira
Dilane Maria Alves da Roza